segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Informática na Educação Inclusiva

Na sociedade contemporânea, atuar efetivamente no processo educacional de forma atrativa e eficaz tem sido um grande desafio para nós educadores, não só na Educação especial, mas em toda modalidade de Ensino. Para enfrentar o problema da falta de motivação que dificulta o processo Ensino Aprendizagem, a Internet tem se torado uma grande aliada, visto que, é uma ferramenta da Informática que traz informações atualizadas de forma rápida, despertando o interesse do estudante, por oferecer ao ser humano condições de pensar, pesquisar, escrever, copiar, colar, entre outras, ao mesmo tempo.
 Educação brasileira precisa estar conectada com o conhecimento universal e estar atenta as mudanças locais e globais que ocorrem na economia, na educação, na saúde, na tecnologia, etc., que tem vislumbrado na Internet uma saída em busca de recursos para o desenvolvimento da aprendizagem. Percebe-se que, muitas vezes há um descompasso entre o que aprendemos na escola e o que realmente necessitamos na vida, gerando o gargalo da repetência e evasão escolar que engrossa as estatísticas negativas no cenário educacional brasileiro.
A informática é um instrumento contemporâneo de aprendizagem que
pode ajudar na construção do conhecimento de muitas áreas, sendo também
uma das linguagens mais importantes para a inserção no mundo do trabalho. Vários pesquisadores preocupam-se com a lacuna que pode vir a existir entre aqueles que dominam a informática e aqueles que não têm acesso. Ao docente compete buscar conhecimentos, pois trabalha com seres humanos que precisam ser inseridos no diálogo entre escola e vida. Ao referir-se à informática educacional FREIRE citado por CAMARGO e BELLINI (1995, p.11), salientou que “’A tecnologia é maravilhosa. Mas é preciso que ela chegue à escola pública, senão as diferenças sociais vão se aprofundar.” Na educação contemporânea, busca-se que a parceria com a informática transponha os limites do ensino convencional, rompendo paradigmas. A tecnologia da informática é um segmento que está em constante modificação e Atrai profissionais ligados à pesquisa, pois se mostra ao mesmo tempo: prática, Complexa e também em constante transformação.
            CAMARGO e BELLINI (1995, p. 10) apontam que “O computador
não melhora o ensino apenas por estar ali. A informatização de uma escola só
dará bons resultados se conduzida por professores que saibam exatamente o
que querem”. É necessário estender a tecnologia educacional para além dos
suportes materiais. O docente deve conhecer e dominar os procedimentos da
tecnologia que deseja colocar em ação, sendo o currículo, as disciplinas,
tecnologias organizadoras do conhecimento construído pela sociedade.
Segundo Camargo e Bellini, a mediação do computador pode produzir os seguintes benefícios:    
*Simulações: Estão entre os mais interessantes usos da informática na educação. Estes softwares permitem estudar conteúdos difíceis de demonstrar com giz e palavras como (...) reações bioquímicas.
Benefícios: as simulações expandem o universo do aluno. Permitem o tratamento de conceitos complexos abstratos.
*Apoio: Existem softwares (programas) que, embora não tenham sido
desenvolvidos para a educação, podem ser úteis. São editores de texto
(que transformam os micros em máquinas de escrever muito mais
versáteis) e planilhas (para fazer tabelas e cálculos). Benefícios:
permitem a elaboração de relatórios e de textos...

*Jogos: Os jogos têm estreita ligação com o lazer e a descontração.
Mas podem ser muito instrutivos em sala de aula. Alguns jogos
favorecem atividades multidisciplinares e permitem exercícios
paralelos, pois vêm com material de apoio para trabalho em sala.

Benefícios: são muito motivadores e servem para quebrar resistência
às novas tecnologias.

*Logo: Especialmente criada para o ensino, o Logo é uma linguagem
Matemática muito simples desenvolvida segundo preceitos do
construtivismo. Com esta linguagem, os alunos aprendem a
desenvolver seus próprios programas. O trabalho com o Logo exige o
treinamento constante dos professores. Muitas escolas o abandonaram
por outros softwares.

*Telemática: Um dos usos mais promissores da informática. Os sinais
elétricos do computador são transformados em sinais digitais e
enviados à distância – como um telefonema. (...) laboratório da NASA,
sem sair da escola.

Benefícios: troca de experiências, acesso a informações remotas.

*Enciclopédias: A informática mudou as enciclopédias. Especialmente
as que vêm gravadas em CD-ROM. Nelas, podem-se ver algumas
imagens que têm movimento ou comparar versões sonoras sobre um
mesmo tema, como ouvir um soneto de Shakespeare recitado por
vários atores.

Benefícios: informações mais completas e atraentes do
que as enciclopédias de papel.

Além de saber como se beneficiar da internet na organização de seu trabalho pedagógico no sentido de utilizá-la como uma ferramenta inovadora que lhe permitirá formas de abordar determinados conteúdos inimagináveis antes, por oferecer o audiovisual com interatividade, o professor deve orientar as atividades, auxiliar na organização, contextualização e reflexão sobre as informações buscando ampliar o conhecimento do educando.
            Nós docentes, muitas vezes despreparados para manusear as ferramentas da TIC, (Tecnologia da Informação e Comunicação) desprezamos e até ignoramos o potencial desse recurso no processo educacional, quando na realidade precisamos mesmo é buscar construir os conhecimentos necessários para utilização do mesmo de acordo com cada momento e situação didática nas nossas aulas, sem a pretensão de que as inovações tecnológicas ofereçam a aprendizagem pronta.  

Arleide S. Amorim






Um comentário: